Aprender a fotografar – Saiba por onde começar

0
5429

Gosta de fotografia e desde algum tempo procura uma maneira de aprender a fotografar? Não entende tudo o que lê nos sites de profissionais e deseja saber os grandes conceitos básicos? Se não sabe onde começar esta é a solução. Com o nosso artigo de hoje saiba como se iniciar na fotografia digital de modo a fazê-lo corretamente.

Fotografo

Escolher uma câmara

Se já tem uma camera pode saltar este ponto. Se não tem, antes de começar a falar das características de cada uma é importante dar um dos conselhos mais importantes para quem inicia fotografia: Tenha sempre presente que a câmara não faz o fotógrafo e por melhor que seja a sua camara não significa que consiga boas fotografias. São precisos vários métodos como o enquadramento, o ângulo, a paisagem e o momento preciso para o clique. Com isto queremos dizer que existem coisas que devem ser feitas pelo fotógrafo e outra pela qualidade da máquina.

maquinas fotograficas

Sobre que câmara deve escolher e qual é a que mais lhe convém podemos dizer que existem muitas opções ao dispor por isso deve dar uma vista de olhos para encontrar a melhor relação entre qualidade e preço. Atualmente podemos encontrar câmaras reflex a preços muito acessíveis. Se está em dúvida entre uma reflex ou uma compacta deverá pensar que o futuro passa por uma reflex.

Se já tem uma câmara digital e acredita que para começar a aprofundar a fotografia profissional deverá comprar outra então o nosso coselho passa por experimentar todas as funcionalidades da sua câmara atual e quais são as características que mais usa. Uma vez definidos todos esses aspetos procure uma câmera adequada às suas necessidades.

Regras de Composição na fotografia

A composição da fotografia é um dos elementos que mais influenciam na beleza de uma fotografia. É surpreendente o que uma fotografia pode ganhar quando existe um bom enquadramento da mesma. A composição não significa o que deve inserir na foto mas sim onde colocar cada um dos elementos que existem.

composição fotografia

Algumas regras de composição na fotografia:

  • Identifique o centro da fotografia
  • Preencha o enquadramento
  • Apoie-se em linhas
  • Jogue com a direção em que o ponto se movimenta
  • Jogue com a repetição de elementos
  • Atenção às cores quentes e frias
  • Contrastes luz-sombra
  • Trabalhar a profundidade
  • Curvas em S

A fotografia não é ciência mas sim uma arte. Poderá ver que em determinadas ocasiões há grandes fotografias que não cumprem quaisquer regras de composição. Apesar disso para os principiantes esta é uma grande ajuda.

 O maiores erros na hora de disparar

Existem erros que podem afetar todo o aspeto das fotografias independentemente de possuir uma boa máquina fotográfica ou não. Saiba quais os maiores erros na hora de disparar e porque estes acontecem.

  • Desfocada – Muitas vezes o desfoque na fotografia é causado pela pressa ou pela falta de condições de luz.Outras vezes acontece devido ao uso do modo automático, que reconhece mal a fotografia.
  • Sem exposição suficiente – São fotografias demasiado escuras e com poucos detalhes.Costuma acontecer quando existe um pouco com excesso de luz, fazendo com que o restante escureça.
  • Com excessiva exposição – Precisamente o efeito contrário da exposição insuficiente. É quando as fotos aparecem demasiado claras ou queimadas e acontece em situações semelhantes à anterior, ou seja, devido a pontos de luz intensa.
  • Olhos vermelhos – Este é um problema que decorre da fotografia noturna que causa o efeito de olhos vermelhos na pessoa. O vermelho deve-se à retina, zona do olho de grande densidade de vasos sanguíneos.

Estas são as dicas básicas para quem pretende iniciar-se na fotografia profissional. Siga as nossas dicas e inicie-se na fotografia da melhor maneira. Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here