Aprender a fotografar sem cursos ou aulas

4
5970

É possível que se sinta cativado pela magnifico hobbie da fotografia e ao pensar nisso chegará à conclusão que não poderá inscrever-se em nenhum curso formal de aprendizagem fotográfica. Os preços dos cursos são geralmente muito altos e para além disso é preciso despender  muito tempo e dedicação para estas atividades. Muitas escolas e estúdios oferecem cursos de má qualidade onde ao termina-lo perceberá que não aprendeu nada do que não conseguisse aprender sozinho.

Se é este o seu caso, não se preocupe. Existem pessoas que sobreviveram na área da fotografia e tornaram-se em autênticos artistas que dominam as suas câmeras e a arte de fotografar sem sequer terem frequentado uma aula. Estudar fotografia num curso formal é apenas uma maneira de aprender contudo existem outras formas igualmente válidas e por vezes melhores para quem deseja aprender seriamente a fotografar de forma eficaz e profissional. Veja então quais as nossas dicas para aprender a fotografar sem cursos ou aulas.

aprender a fotografar sem cursos

Conselhos para aprender a fotografar sem cursos

Eis então alguns conselhos que o ajudarão a enfatizar o seu talento artístico e a definir a sua paixão pela fotografia:

1- Aprenda o modo semi-manual da sua câmera: O modo semi-manual consiste no possível controlo de um ajuste e a câmera encarregar-se-á do resto da maneira mais apropriada. A câmera saber fazer isto pois os profissionais construiram-na segundo várias regras técnicas da fotografia, programando-a para todas as situações. Pode utilizar esta função para aprender a mudar algum ajuste como a velocidade de disparo, por exemplo. O comportamento semi-automático da câmera pode dar pistas de como poderá controlar a câmera manualmente, no futuro.

2- Analise e critique as fotografias dos outros, aprendendo com elas: Não analise as suas fotografias pois haverá sempre alguma subjetividade na opinião. Todos, quando fazemos uma fotografia podemos pensar que se trata de algo fantástico e ficamos com bastante orgulho, sendo difícil aplicarmos os erros nos nossos trabalhos.

Na hora de criticar uma fotografia surge sempre a questão se devemos analisar e criticar uma fotografia sem termos muitos conhecimentos sobre esta temática. A verdade é que pode de facto analisar e criticar. Às vezes é difícil contudo tenha em conta que as regras da fotografia são apenas pura lógica. Poderá também ver o que o cativa na fotografia e o que levou a não gostar dela.

3- Veja tutoriais em vídeo: A internet está cheia de gente que oferece o seu conhecimento para todos os que desejam aprender um pouco mais. No youtube entre outros poderá ver vídeos que explicarão todos os tipos de técnicas, os elementos da fotografia ou todas as dúvidas que surgirem de forma simples e fácil, como uma aula de um curso.

4- Dê uma vista de olhos ao manual de instruções da sua câmera: Esta questão é evidente contudo garantimos que há pessoas que não leram o manual. É certo que pode dar-nos alguma preguiça de o ler mas o facto é que muitas das perguntas que coloca têm a sua reposta lá, ao sou dispor. Se não desejar ler o manual é compreensível contudo se existe alguma dúvida sobre a câmera ou as suas funções não hesite, vá procurar a resposta por si mesmo. Se perdeu o manual não é difícil, procure na internet e com certeza obterá o seu manual em formato digital.

5- Inspire-se, observe muito: A observação é a melhor fonte de inspiração. Nenhuma ideia sai do nada. Vendo fotografias da autoria de outras pessoas poderão ocorrer ideias próprias, inspiradas em tudo o que viu. Atenção, inspiração não é o mesmo que copia, lembre-se sempre. Seja original e consiga ideias novas.

6- Invista dinheiro: Lamentamos ter que dizê-lo mas o hobbie da fotografia é um pouco caro. A verdade é que para fazer uma boa fotografia não necessita de ter uma câmera cara e fantástica mas se de facto deseja manter este hobbie, experimentar várias coisas e aplicar os seus conhecimentos deverá comprar objetivas e câmeras para que teste, com as suas mãos, tudo o que aprendeu tanto em cursos como autonomamente.

7- Pratique, fotografe com regularidade: A prática é o melhor aliado para aprender fotografia sem cursos. Aproveite a sua câmera reflex digital e dispare sem medos. Saia à rua propositadamente para fotografar, independentemente de ter o modelo definido ou não. Há quem diga que as fotografias inesperadas são as melhores. Irá cometer muitos erros mas sem dúvida que aprenderá o certo. Se disparar pouco é óbvio que aprenderá pouco.

8- Torne-se amigo dos entendidos: Socialize. Conheça pessoas com os mesmos gostos que você e que gostem de fotografia. Se puder e tiver tempo tente trabalhar com eles para que o ajudem e ensinem coisas nas quais tem algumas dúvidas Verá que para além de momentos de diversão poderá também aprender muito através dos conhecimentos com fotógrafos e entendidos.

9- Especifique-se: Descubra qual o tipo de fotografia que gosta mais. Não deixe de fotografar de tudo um pouco contudo centre-se apenas do tipo de fotografias que o apaixona. Verá que o seu rendimento melhorará imenso.

10- Trabalhe com as objetivas corretas: Quando escolher a câmera e a objetiva pense no resultado final que deseja obter Trabalhe com ideias concretas, faça objetivos e atinja metas. Só desta forma conseguirá chegar a um nível mais elevado de aprendizagem.

Como pode ver, aprender fotografia não está reservado apenas a uma elite de profissionais nem a um grupo de alunos de cursos de fotografia. O mais importante é ter paixão e querer produzir fotografias belas. Se pode comprar o material adequado não duvide nem um segundo, aprenderá muitas coisas importantes. Siga os nossos conselhos e fotografe como um autêntico profissional.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma sugestão?
Comente e dê-nos a conhecer a sua opinião!

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas! Fotografo bastante com meu celular,mas assim q eu tiver condiçoes quero poder comprar uma camera semi profissional e depois fazer um curso profissional! Obrigada

  2. Sinceramente, acho que falta ai uma coisa. Ler livros, e no mínimo blogs. Aprender com os mestres da fotografia que infelizmente já não estão cá, como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Alex Webb, Mary Ellen Mark, etc.
    Menos investimento em material fotográfico e mais em livros.

  3. Sou completamente apaixonada por fotografias e não tenho condições nenhuma de pagar um curso e nem de adquirir uma câmera. Como no mundo ainda existem pessoas boas que se preocupam com o seu próximo,estou achando super legal vocês darem essas dicas que para mim será de grande valia. Vou procurar colocar em prática com o meu celular e minha Câmera Digital Sony Cyber Shot.
    Muitíssimo obrigada,Deus os recompense por tudo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here