Como começar carreira na fotografia

1
2696

O mundo da fotografia é bastante vasto e isso acho que todos temos noção. Existem vários tipos de fotografia, assim como diferentes pessoas, diferentes perspetivas e formas de ver o mundo. É um hobby que pode ser duas coisas, barato ou caro, dependendo de quanto queira investir no mesmo, porque como já vimos aqui antes, é possível tirar uma boa foto com a câmera do telemóvel. Mas é bom distinguir as coisas, ninguém fará uma carreira na fotografia com uma câmera do telemóvel. As fotos são importantes porque servem para aprisionar memórias para recordarmos no futuro, quando a nossa própria memória tender a falhar. Podemos guardar nelas pessoas, lugares e até sentimentos que voltamos a experimentar na altura em que as revemos.

Existem pessoas que gostam e existem aquelas que  gostam ainda mais ao ponto de quererem começar carreira na fotografia, o que muitas delas desconhecem é como o podem fazer. Como todos os trabalhos é algo que requer bastante de uma pessoa, seja tempo, paciência e também uma boa dose de paixão, embora pense que ninguém siga fotografia se realmente não gostar disso ou tiver uma grande paixão por isso. Deixo-vos então com algumas dicas que vos pode ajudar a começar uma carreira na fotografia.

começar carreira na fotografia

Dicas para começar carreira na fotografia

Comece a tirar fotos

Esta parece ser óbvia mas na verdade a fotografia assim como qualquer carreira, necessita de uma dose de experiência e esta ganha-se a trabalhar todos os dias nisso. Neste caso a tirar bastantes fotografias, afim de aprender as técnicas e regras que devem ser seguidas para a obtenção de uma boa foto. A experiência ganha-se de baixo, ganha-se começando com uma câmera mais fraca e ir subindo aos poucos até conseguir algo profissional, tendo em conta que as máquinas profissionais são bastante dispendiosas para algumas carteiras. Se preferir começar a trabalhar logo com equipamento de topo a decisão será sua. Na verdade não faz muita diferença porque será sempre o seu talento, habilidade e sobretudo sensibilidade que o ou a tornarão um bom profissional. Por isso antes de procurar um trabalho como fotógrafo procure tirar bastantes fotos.

Estude o seu trabalho

Estude o seu próprio trabalho, nomeadamente a composição, isto significa a forma como compõe ou enquadra as suas fotos. Olhe para as suas fotos com olhar crítico e decida quais considera de melhor e pior qualidade e faça uma seleção. Seja capaz de dizer o que gosta nelas e porque razão as escolheu no meio de todas as fotos tiradas. Ter uma opinião sobre o seu trabalho e um olhar crítico sobre o mesmo é bastante importante para conseguir fazer uma seleção das boas fotografias e do “ruído”. A forma como compõe as suas fotos no fundo será o seu estilo e é muito importante na sua carreira na fotografia.

Conheça as ferramentas

Ninguém vai trabalhar com algo que não conheça bastante bem e esperar conseguir um bom trabalho. Poderia conseguir mas por certo seria um trabalho muito abaixo do que poderia obter caso conhecesse as ferramentas com que trabalha como as pontas dos seus dedos. Primeiro como é evidente deve conhecer a sua câmera e esta deve funcionar como uma extensão de si próprio(a). Descubra como esta funciona e sobretudo como a pode fazer funcionar para o seu benefício e para o bem do seu trabalho na fotografia.

De seguida terá que aprender como processar as suas fotos. Se estiver a usar filme isso implica que terá de usar produtos químicos para revelar o mesmo, bem como saber como trabalhar numa câmara escura, trabalhar com ampliação e outras técnicas. Se por outro lado usar o meio digital, isso implica passar as fotos para o seu computador e fazer todo o trabalho de processamento de foto que achar conveniente posteriormente. A impressão pode ser feita num laboratório de processamento profissional ou com uma boa impressora, no seu estúdio (se tiver um). As outras ferramentas que precisa terão de ser feitas por si, será o seu preço, o facturamento, etc.


Siga fotografia na sua vida

Siga a sua paixão se puder enveredando na universidade numa área relacionada com fotografia. Se não tiver possibilidades para isso ou tiver seguido um caminho diferente poderá sempre procurar por workshops que acredito que existem bastantes, bem como cursos online que encontrará com facilidade. Ter experiência com profissionais e mexer nas coisas é uma mais valia para o seu trabalho e continue sempre a tirar as suas fotos. Não tenha medo em tirar muitas fotos, porque depois terá tempo para fazer uma boa seleção das fotos que tirou. Aproveite todas as oportunidades para melhorar o seu currículo e também a sua experiência na área.

Crie um portefólio

Para conseguir um trabalho como freelancer fotográfico, você precisa ter um portefólio, algo que possa mostrar aos possíveis interessados para avaliar o seu trabalho. O portefólio como referi deve conter alguns dos seus trabalhos no campo da fotografia. Escolha os seus melhores trabalhos. Mesmo que nunca tenha tido fotos publicadas em lado nenhum ou expostas em nenhum local, pode fazer um portefólio com as suas melhores fotos. Aumentará muito mais as suas chances de ser aceite por alguém, sobretudo se tiver bons trabalhos para mostrar. Será sempre a sua qualidade que determinará o quanto poderá ter sucesso na área.

Procure trabalho

O trabalho não cai do céu, sobretudo se trabalha como freelancer deve estar constantemente a mexer-se e a procurar novas ofertas de trabalho. Não pode esperar que pura e simplesmente o trabalho venha ter consigo, sem o mínimo de esforço. Pode sempre dirigir-se a um jornal local e perguntar se aceitam um estágio. Fotojornalistas sobretudo em jornais pequenos, são raros, por isso as chances de conseguir um lugar poderão ser maiores. Embora isso possa não lhe dar muito dinheiro, ganhará experiência que lhe poderá servir para um emprego num jornal a tempo inteiro ou simplesmente poder construir um portefólio melhor e mais diversificado.

Abra o seu próprio estúdio

Este é sem dúvida a forma de começar uma carreira na fotografia que apresenta mais riscos. Isto implica a abertura de um espaço físico onde possa implementar o seu negócio. Pode também colocar anúncios online ou experimentar as páginas amarelas. Pode até criar panfletos que poderá espalhar na sua cidade, em locais que o permitam. Para conseguir ganhar alguma credibilidade no início terá que trabalhar bastante e procurar ao máximo satisfazer os seus primeiros clientes para que esses mesmos clientes possam através do “passa palavra” trazer mais clientes. É algo arriscado, mas já se sabe que na vida “quem não arrisca não petisca”.

Encontrei também um infográfico com dicas sobre a exposição da câmera, abertura, shutter e iso, que poderá ser bastante útil para quem se está a iniciar neste mundo. Espero que tenhamos sido úteis de alguma forma e boa sorte para a sua carreira na fotografia.

começar carreira na fotografia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA