Como evitar fotografias tremidas

1
2720

É um dos grandes problemas que surgem através da fotografia amadora e pode acontecer a qualquer um de nós. As fotografias tremidas são o pesadelo de quem deseja boas fotografias para mais tarde recordar. O nosso artigo de hoje pretende dar a conhecer uma série de conselhos sobre como evitar fotografias tremidas, um problema que nos trás muitas dores de cabeça e cuja solução é extremamente fácil se seguirmos uma série de passos.

fotografias tremidas

Porque é que as fotografias ficam tremidas?

Em primeiro lugar há que pensar no motivo que levam às fotografias tremidas. O motivo principal é basicamente um: Porque a câmera sofre algum movimento durante o tempo em que está a captar a imagem (durante o tempo de exposição). Não existe outra explicação, na realidade todos os outros motivos giram à volta deste movimento da câmera.

Como segurar a câmera corretamente para evitar fotografias tremidas?

  • Adotar uma postura comoda e correta – Sempre que seja possível é recomendável adotar uma postura comoda que o ajude a diminuir as vibrações do nosso próprio corpo. Um erro muito comum entre os fotógrafos e amantes de fotografia é fotografar sem ler o manual de instruções e assim segurar a câmera de maneira incorreta. A seguinte imagem ilustra na perfeição a maneira correta e recomendável de segurar numa câmera fotográfica assim como a maneira errada de o fazer.
segurar camera corretamente
  • Utilizar um tripé ou improvisar um – Este é um conselho evidente contudo não poderia faltar nesta lista. Na falta de um bom tripé existem alternativas são económicas que não custam nada. Poderá utilizar alguma parede, muro, mobiliário ou outro tipo de suporte físico estável para que não haja movimento. Só terá que ter cuidado para a câmera não cair.
  • Usar um disparador remoto ou disparar com atraso de 2 a 10 segundos – Este conselho é útil e complementa o uso do tripé. Um disparador remoto permite disparar evitando movimentos causados pela ação de disparar a fotografia. Com a função de disparar com atraso poderá conseguir o mesmo efeito.
  • Ativar a função de redução de vibração – A maioria das câmeras fotográficas modernas oferecem a possibilidade de reduzir notavelmente os movimentos e as vibrações. Algumas câmeras têm esta função na própria objetiva. Esta opção é muito útil e reduz uma boa parte dos problemas.

Como pode constatar estes são passos muito simples que podem poupar um enorme desgosto na hora de sentar-se a ver as fotografias de eventos e momentos especiais. Todos nós um dia sofremos da frustração de fotografias estragadas pelo movimento, termine hoje mesmo com essas frustrações e consiga fotografias nítidas e belas.

1 COMENTÁRIO

  1. Ola colega, tenho duas Nikon L1 e gosto muito delas, estou com um probleminha quando coloco elas no Drone que vibra um pouco e as imagens ficam tremidas, será que alterando a velocidade do obturado ou exposição resolveria? Também não sei modificar isso, se for possível me ajude ok. Forte abraço
    junior100gravidade@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here