fotografar crianças

As crianças são a área favorita de muitos fotógrafos. Os publicitários sabem que a foto de uma criança adorável vai agarrar bastante a atenção das pessoas e cada vez utilizam mais isso para publicitar os seus produtos. Para além disso os angariadores de fundos sabem também perfeitamente que uma imagem de uma criança doente, ferida ou triste, trará bastantes doações. Existem mesmo pessoas que se aproveitam disso para obter benefícios próprios, mas isso é outro assunto. Para conseguir obter mais resultados a fotografar crianças aqui ficam um par de dicas bastantes úteis.

fotografar crianças

Tire tempo para conhecer a criança

A maioria das crianças deixa que um adulto entre no mundo deles rapidamente. Antes de começar a tirar fotografias certifique-se que passa no mínimo 10 minutos a falar com a criança. Faça perguntas sobre coisas que pense que lhe podem interessar. Procure fazer perguntas divertidas para deixar a criança à vontade, como por exemplo: “Gostavas de ser uma girafa ou uma borboleta?”; “Qual o teu jogo favorito?”; “Qual a tua cor favorita?”, perguntas deste género.

Presta atenção ao modo como a criança responde. Ela faz contacto de olhos? Capture essa confiança quando lhe tirar uma fotografia. A criança leva as suas perguntas a sério ou as perguntas fazem-na rir? Procure o lado divertido e também pensativo da criança quando lhe tirar uma foto. A criança tem algum tique ou faz algum gesto quando lhe responde? Veja tudo isso e saiba usar isso mesmo nas fotografias que tirar. Se estiver a tirar fotos ao seu filho, por certo já conhecerá os seus hábitos, expressões faciais, etc. Capture essas particularidades em vez de uma simples foto de rosto.

Observe e volte a observar

Depois de falar com a criança, explique-lhe que vai preparar a câmera e afaste-se. A criança vai perder o interesse em si por um pouco, dando-lhe a chance para poder observar como esta se relaciona com o mundo. Inquieta? Distraída? Capture tudo isso em imagens. Se estiver a tirar fotos da sua própria criança, tente observá-la como se não a conhecesse de todo. De certeza que verá coisas novas que nunca havia reparado antes.

Seja discreto

Use uma lente teleobjetiva. As melhores fotografias de crianças são aquelas onde as crianças agem como crianças. Para conseguir capturar isso e todas as emoções que as crianças transmitem, você precisa de ser o mais discreto possível. Use uma lente teleobjetiva para conseguir criar uma distância real entre você e a criança, isso ajudará a criança a sentir-se à vontade e a brincar à vontade da forma como quiser. Capture esses momentos. Por vezes pode aproximar-se mais da criança para capturar melhor os seus sentimentos, os seus olhos, etc, mas deixe-a sentir-se livre para ter fotos mais verdadeiras.

quarto de crianças decoração

Mostre o espaço das crianças

Tente tirar as suas fotografias num local que represente algo para as crianças. O quarto, um parque para brincarem, qualquer coisa que esteja relacionada com o mundo das crianças. A criança gosta de correr como uma doida num espaço aberta ou prefere estar quieta a ler um livro? A criança é calada e pouco comunicativa ou irrequieta e adora brincar com o meio que a envolve? Tudo isso irá fazer diferença na escolha do melhor espaço.

Procure o extraordinário no ordinário

Tire fotografias das crianças a fazerem coisas naturais do dia à dia, como por exemplo a comerem o pequeno almoço, estarem de braços em cima da mesa, cabelo ainda não penteado, a dormir, a fazerem os trabalhos de casa, etc. Isso trará vida e naturalidade às fotografias e dirá muito mais o que uma criança realmente é. Uma foto deste tipo será muito mais tocante do que uma foto onde a criança é obrigada a fazer uma pose.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA