Como não desanimar com uma crítica negativa

0
287

Nem sempre é fácil aceitar as críticas e encará-las. Todos nos temos certas dificuldades em aceitar determinadas críticas e utilizá-las a nosso favor. Ainda que mostremos as nossas fotografias de forma alegre e andemos a pedir que façam criticas sinceras no fundo não sabemos o que fazer quando recebemos uma crítica negativa. Se este é o seu caso hoje trazemos uma série de breves conselhos que o ajudarão a ser um melhor fotógrafo, aceitando as críticas dos outros e transformando-as em autênticas lições.

fotografo

Como não desanimar com uma crítica negativa

  • A teoria da relatividade – Tudo é relativo e a arte da fotografia são é o melhor exemplo disso mesmo. Apesar de haver pessoas que criticam negativamente haverá sempre alguém que poderá não estar de acordo com essa mesma crítica afirmando que a fotografia está “perfeita” e esteticamente agradável. Uma critica negativa é portanto algo muito relativo: a fotografia não é uma ciência exata e o crítico poderá ter apenas um gosto ou um sentido de estética diferente do seu. Há que aceitar todas as hipóteses e pontos de vista.
  • A crítica “calada” – Quando nos perguntamos se existirá algo pior que uma crítica negativa muito má chegamos à conclusão que sim. A crítica calada é das piores criticas que podemos receber pois nunca saberemos a verdadeira opinião da pessoa, que com medo de nos ofender não responde a qualquer pergunta e não manifesta a sua opinião.
  • Cresce e decresce – Os grandes fotógrafos, os maestros da fotografia que todos desejaríamos ser são pessoas que nunca deixam de aprender. Na fotografia nunca se dá o fim do processo de aprendizagem e não duvide, estará sempre num processo de crescimento. Como poderá constatar isso? Através das críticas! Todos recebemos críticas negativas mesmo que façamos o trabalho mais regrado do mundo. As críticas são um excelente sinal, um símbolo de que pode evoluir e que não é um fotógrafo decadente.
  • Pense nas críticas uma a uma – Não se precipite e não tome todas as críticas como factos. Deverá pensar nas críticas uma por uma e perceber quais as que fazem sentido e de que forma poderá melhorar os seus resultados. É obvio que existem críticas que visam apenas deixar o fotógrafo em baixo não possuindo qualquer sentido de assertividade.

Aproveite o melhor das críticas positivas e negativas, aprendendo e enriquecendo o seu trabalho para o futuro. Não deixe de aprender e de pensar no futuro. Como já foi dito um bom fotógrafo está constantemente em aprendizagem. Melhore o seu trabalho e sinta a evolução do seu trabalho!

Gostou do nosso artigo? Tem alguma sugestão?
Comente e dê-nos a conhecer a sua opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here