máquina fotográfica

Para qualquer fotografo ou amante de fotografia é essencial conhecer bem qualquer máquina fotográfica e quais as partes que a constituem. Para conhecer quais os elementos que compõem uma máquina fotográfica e quais as suas funcionalidades basta ler o nosso artigo de hoje.

Uma câmera fotográfica é composta por uma série de mecanismos cujas funcionalidades são as de concentrar a imagem refletida pelos objetos a fotografar, permitindo que a luz que penetre na câmera através de um pequeno orificio produzindo assim uma reflexão da imagem. A partir deste principio é possivel construir uma câmera fotográfica, desde que conhenha todos os mecanismos necessários. As câmeras fotográficas às quais estamos habituados hoje em dia, em vez do orificio possuem uma objetiva com uma lenta. Estas câmeras são compostas por um diafragma para regular a quantidade de luz e um obtruador que determina o tempo de exposição da imagem.

máquina fotográfica

Os  principais elementos que compõem uma máquina fotográfica:

Objetiva – É um conjunto de lentes que concentram os raios de luz emitidos pela objetiva da câmera. Na sua fórmula mais simples podemos defini-la como um pedaço de vidro pulido. A objetiva é alcançado pela luz, que se dispersa a partir do individuo e faz converger a luz formando uma imagem.

objetiva

Obturador – É o dispositivo mecânico por onde se controla o tempo de exposição da luz. Por outras palavras, permite decidir qual o momento eato em que se fará a fotografia e o tempo que esta estará exposta a luz.

Diafragma – O diafragma é o disco que controla a quantidade de luz que chega. O diafragma está situado perto


Visor
– O visor é o elemento através do qual se pode ver antecipadamente a perspetiva e o campo visual que abarcará a fotografia. Todas as câmeras portáteis precisam de algum tipo de visou para que permita enquadrar a fotografia e compor uma imagem.da objetiva e atua como a iris do olho humano, variando o seu diametro e desta forma podemos controlar a luz que entra na câmera.

Suportes e acessórios para uma câmera fotográfica:

Suportes e tripés:
Para conseguir uma imagem com toda a nitidez é necessário que a camera fotográfica permaneça totalmente imóvel durante o tempo de disparo. Em objetivas normais os tempos variam entre 1 e 30 segundos, por isso é necessário colocar a máquina sob um tripé, para que não se movimente, conseguindo assim toda a definição sem desfoque.
Os tripés para as câmeras têm um uma cabeça rotativa que permite a inclinação da câmerapara rodas as direções. Um bom tripé tem que ser leve mas robusto.

Produtos de limpeza e proteção:
É indispensável manter uma boa limpeza da objetiva da nossa câmera fotográfica. Um pincel com pera, umas pinças pequenas e um pano suave para que não estrague a objetiva. Eistem também produtos próprios para a limpeza destes materiais. Também é aconselhável utilizar uma mala grande e protetora para as objetivas e para a máquina.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA