Fotografias que fizeram história

0
378

Fotografias que fizeram história!  A fotografia tem a capacidade de captar todos os momentos históricos, registando-os e imortalizando-os em todo o mundo. Com o nosso artigo de hoje conheça algumas das fotografias que fizeram história e que apesar dos anos não deixam de ser um marco de referência. É através destas fotografias que temos conhecimento e acima de tudo uma perspetiva histórica dos acontecimentos, uma prova real, os rostos e os personagens de momentos que marcaram a nossa história e mudaram as nossas vidas. Veja então a primeira série de fotografias que fizeram história:

A primeira fotografia (França, 1826)

primeira fotografia

Tirada por Nicéphore Niépce, esta foi a primeira fotografia alguma vez tirada que continua a existir físicamente. Niépce utilizava um método de heliografia e demorava cerca de oito horas a conseguir a fotografia.

Papa Pio XII e Adolf Hitler

papa pio xii e adolf hitler

 O papa Pio XXII foi um papa italiano e teve importância histórica devido ao auxílio prestado aos judeus refugiados durante a segunda guerra mundial. Em 1942 Hitler chegou a ordenar a captura do papa, o que acabou não se concretizar.

Guerrilheiro Heróico

che guevara fotografia

Este reconhecido retrato de Che Guevara foi posteriormente intitulado de Guerilheiro Heróico. É uma fotografia de Alberto Korda em 5 de Março de 1960 em Havana, Cuba na sequência de um memorial dedicado à explisão de La Coubre.

A Menina Afegã

a menina afegã

A menina da fotografia é Sharbat Gula e foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984, no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética. Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes de cor extremamente intensa, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo.

O beijo em Times Square

o beijo time square

Registada por Victor Jorgensen em Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. Na época os personagens não eram um casal, que acabou por se encontrar. Esta fotografia é um ícone do regresso a casa após uma temporada fora.

O protesto silencioso

protesto silencioso fotografia

Thich Quang Duc foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa movimentada rua de Saigon em 11 de junho de 1963. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Esta atitude foi repetida por outros monges. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país.

Espreitar a morte

espreitar a morte fotografia

Em 1994, o fotógrafo Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de fotojornalismo com uma fotografia tirada na região de Ayod, que percorreu o mundo inteiro. A figura esquelética de uma menina, completamente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra e expectante de um abutre que esperava o momento preciso da sua morte. Quatro meses depois, sentindo-se culpado e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.

Estas são apenas algumas das fotos que marcaram o mundo, registos que marcam a evolução dos tempos e os acontecimentos mais marcantes da história do nosso mundo. Mais séries virão, com mais fotografias marcantes sobre vários acontecimentos do nosso mundo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA