Os erros fotográficos mais comuns

1
1730

No nosso artigo anterior escrevemos alguns conselhos e truques para retratos perfeitos contudo temos plena consciência que uma fotografia perfeita é um passo muito difícil, especialmente para quem se inicia na fotografia. Muitas pessoas têm vontade de aprender e esforçam-se bastante para aprender tudo sobre fotografia através de livros, tutoriais e apesar de toda essa aprendizagem na hora do clique acaba sempre por falhar alguma coisa. Se está identificado com esta descrição começamos por dizer que as vezes são os detalhes mínimos e aparentemente insignificantes que afetam negativamente as nossas produções fotográficas. O nosso artigo de hoje abordará todos esses mesmos erros fotográficos comuns que todos cometemos em maior ou menor grau e os quais deverá evitar a todo o custo. Quando os conseguir evitar registará um grande progresso.

erros fotográficos

Os erros fotográficos mais comuns

1. Liga a câmera e começar imediatamente a tirar fotografias sem verificar antes os ajustes e ISO, balanço de brancos, qualidade JPG/RAW, exposição, entre outros. No fim acaba por verificar que as fotografias têm o ajuste errado.

2. Utiliza apenas um cartão de memória de grande capacidade em vez de vários cartões com memórias médias onde vai acumulando fotografias podendo surgir erro de formatação no cartão, perdendo tudo o que tem de registos fotográficos. Deverá também formatar os seus cartões ocasionalmente, não espere que lhe peça sozinho.

3. De noite dispara sempre com flash, mesmo que tenha o objeto muito próximo. Acredita que todas as fotografias de noite devem incluir flash e como resultado as fotografias acabam por ficar sempre demasiado escuras.

4. Tem uma câmera reflex com modos semi-manuais e manuais contudo continua a usar o modo automático. Já sabe em que consiste o modo manual contudo continua com preguiça para aprende-lo e domina-lo, tendendo a deixar para depois e assim vive, a carregar 1kg de câmera que continua a usar em modo automático como se fosse uma câmera digital compacta.

5. Quando fotografa amigos tende a colocá-los muito longe da fotografia.

6. Esforçou-se para comprar a melhor câmera reflex e não a usa no dia-a-dia, apenas em viagens especiais, ou seja, muito raramente esquecendo assim os detalhes maravilhosos do seu dia-a-dia.

7. As suas fotografias não possuem ponto central de protagonismo, são fotos onde não há nenhum objeto nem sujeito que seja protagonista ou onde os olhos se centrem. São fotos que ficam com a noção de que falta algo.

8. Quando as fotografias tiradas com a luz do flash ficam muito brilhantes, como se de transpiração se tratasse.

9. Tira fotografias de paisagens naturais a meio do dia, em pleno sol, com uma luz solar excessivamente forte e umas sombras muito pronunciadas. Quando admira as fotografias dos fotógrafos profissionais pergunta-se porque nunca lhe saem tão bonitas.

10. As suas fotografias estão cheias de elementos indesejados contudo não sabe: cabos de eletricidade, o que acaba por afetar a qualidade da foto.

Como pode ser estes são erros quotidianos que devemos ter em conta e são responsáveis pela aparência menos profissional das nossas fotografias. Se também comete algum destes erros já sabe, está na hora de os corrigir, verá que notará os resultados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA