Regras básicas para conseguir boas fotografias

8
3608

É triste ter uma boa câmera fotográfica nas mãos e ver como vamos colecionando apenas fotografias com erros, umas mais que outras mas erros sucessivos que não sabemos como emendar. Estes descuidos devem-se à falta de uso de regras fotográficas que está na hora de aprender. Com o nosso artigo de hoje pretendemos dar uma série de conselhos que o ajudarão nesta aprendizagem de erros básicos que tornam as suas fotografias num desastre, estes conselhos servirão tanto para aprender um pouco mais sobre fotografia como para conseguir boas fotografias com a sua câmera. São pontos a ter em conta e uma vez que aplicados transformam todo o resultado final, tornando as suas fotografias mais belas.

Conselhos e regras básicas para conseguir boas fotografias

A regra dos terços

Consiste em dividir a imagem mentalmente em nove partes iguais mediante duas linhas paralelas horizontais e duas verticais. De seguida deverá colocar o sujeito da fotografia em algum ponto de interseção das linhas. Esta fotografia abaixo ilustra na perfeição: Como pode ver o fotógrafo colocou a flor num ponto de interseção da parte superior direita. Qualquer outro ponto seria válido na regra dos terços. Estes pontos na fotografia são chamados de pontos fortes. São pontos que atraem especialmente a atenção de quem observa a fotografia.

regra dos terços

A Lei do horizonte

É útil na hora de fotografar paisagens. Quando está a compor a fotografia antes de disparar imagine duas linhas horizontais e paralelas dividindo a fotografia em três partes iguais. Isto é aplicável em modos horizontais e verticais. A imagem abaixo ilustra na perfeição o esquema da lei do horizonte.

lei do horizonte

 Se quer que o céu saia especialmente focado estabeleça o horizonte na linha inferior e se pretende focar a terra como horizonte coloque-o na linha superior. É simples e fácil!

Explore novos ângulos

Experimente fotografar disparando com a sua câmera a partir de ângulos estranhos e pouco comuns, por exemplo, faça uma fotografia a si mesmo no espelho de um carro (quando não seja você o condutor) ou capture a imagem de algum edifício histórico no reflexo de uma poça de água.

Aproxime-se do que quer fotografar

Utilize a função Macro da sua câmera (em modo automático poderá identifica-la com o símbolo de uma flor) e consiga fotografias muito aproximadas de objetos pequenos. Capture detalhes. Poderá ainda ficar-se exclusivamente no detalhe esquecendo o resto do objeto. Os resultados costumam ser muito chamativos e interessantes.

Coloque-se à altura das crianças

Para conseguir magnificas fotografias de crianças coloque-se de joelhos e tente colocar a câmera à mesma altura que a da criança (serve também para animais domésticos) que queira fotografar, desta maneira transmitirá muito mais realisto e expressividade a toda a fotografia.

Utiliza el flash en el exterior

Para retratos use sempre o flash no exterior. Ainda que faça um dia de muito sol o flash ajuda a prevenir as zonas de sombra que ocupam a cara da pessoa que está a ser fotografada.

Por último, o conselho de ouro…

Dispare sempre em RAW

Faça todas as suas fotografias em RAW. Este formado preserva todos os elementos da fotografia (cores, luz, sombras, saturação, entre outros) e permite mediante um processamento posterior move-las à vontade. Realizar uma fotografia em JPG por exemplo dá apenas um resultado não havendo possibilidade de mudança.

Estas são algumas dicas que farão com que as suas fotografias saiam verdadeiras obras de arte e que se sinta bem a fotografar, com os resultados esperados.

Gostou do nosso artigo? Comente e deixe-nos a sua opinião

8 COMENTÁRIOS

    • gostei muito assim posso aprender mais informação sobre estas actividades que vemos agora assim posso vir mais vezes a este site

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here