7 razões pelas quais não deve usar photoshop

0
922

O photoshop é sem dúvida o programa mais utilizado para manipular imagens e adicionar um toque especial às suas fotografias. Com este programa é possível mudar todo o contexto da fotografia. É possível também transformar coisas feias em coisas belas, adicionar coisas que não existem e o melhor, faz com que todas estas mudanças pareçam reais. É o programa usado em todo o mundo e em todos os serviços que conhecemos desde a publicidade até aos mais variados serviços do nosso dia-a-dia. Apesar desta ser uma excelente ferramenta existem algumas razões pelas quais não deve usar photoshop ou abusar da ferramenta, conheça-as de seguida com o nosso artigo.

photoshop

7 razões pelas quais não deve usar Photoshop

1 – O Photoshop adultera as fotografias, transformando-as numa realidade que não existe. Para uma boa fotografia é importante captar e essência, a base do que está a ser fotografado, o que é totalmente corrompido com a edição exagerada que este programa possíbilita.

2 – O preço é exagerado e por esse motivo se quiser utilizar o Photoshop de forma legal terá que pagar cerca de 900 euros ou tornar-se num pirata da internet, através da sua aquisição como um download ilegal. Neste momento o Photoshop CS6 custa 859.77€, um preço que não está ao dispor de todas as carteiras até de fotografos profissionais. A outra opção seria o download ilegal que poderá conter virus graves e sérios riscos para o seu computador.

3 – A arte da beleza natural perde o seu encanto e é possível detetar uma fotografia alterada. A quantidade de fotografias “de laboratório” é tão grande que já é surpreendente encontrar uma boa fotografia.

4 – O photoshop faz com que se esqueçam as regras da fotografia e que não nos importemos quando a estamos a tirar. Através desta facilidade podemos cometer todos os erros visto que eles serão “reparados” através do programa. Deste modo deixa de se dar importância à tecnica fotográfica passando a haver uma maior preocupação em saber dominar o photoshop, o que não faz de ninguém um bom fotógrafo.

5 – Pelos erros gasta-se tempo visto que para além da despreocupação na hora de fotografar terá que dispor de algum tempo para retocar todos os erros que cometeu e alterar o que deseja na fotografia. Resumindo: Tempo perdido no que podia ter feito através de uma boa técnica fotográfica.

6 – Corre o risco de sair um autêntico desastre pois existem erros de photoshop nas mais variadas fotografias do nosso dia-a-dia, nomeadamente na publicidade. Basta procurar “erros photoshop” e encontrará as coisas mais bizarras. Não acontece só aos outros, tenha cuidado com o retoque excessivo.

7 – O photoshop faz com que nos pareçamos a todos. A tendência para a procura de um padrão faz com que os resultados sejam idênticos e as pessoas se tornem iguais, havendo assim uma perda da individualidade e dascaracterísticas de cada ser.

Perante estes argumentos todos colocamos uma pergunta que pode ser bastante pertinente: Será que o photoshop fotografa melhor que uma boa câmera? Também pensa que o photoshop é sobrevalorizado e que é possível conseguir boas fotografias sem a edição excessiva? Dê-nos a conhecer a sua opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here