Profundidade de Campo

0
3636
Existe tantos assuntos sobre fotografia, então a cada dia que passa temos que ler mais e estudar mais. Esse post e sobre Profundidade de Campo.
Profundidade de Campo, nada mais é do que a gama de distância em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável, ou seja descreve até que ponto os objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco estão nítidos. Lembrete! Quanto menor for a abertura do diafragma, maior sera a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos.
A imagem abaixo deixa mais claro.
profundidade-de-campo
A profundidade de campo depende dos tipos de câmera, aberturas e distância, apesar de também ser influenciada pelo tamanho da impressão e pela distância de visualização da imagem. A profundidade de campo não muda em nenhuma região da imagem de modo bruto, ou seja, em nenhum ponto da pra ver  a transição de desfocado para total nitidez, sempre ocorre uma transição gradual. Na verdade, tudo que imediatamente em frente ou atrás do plano de foco já começa a perder nitidez, mesmo que não de pra perceber com os nossos olhos ou com a resolução da câmera.
profundidade-de-campo-2

Controlando a Profundidade de Campo

Mesmo o tamanho de impressão e a distância de visualização serem fatores importantes que influenciam na aparência do círculo de confusão para os olhos, a abertura e a distância focal são os dois elementos chave que determinam quão grande o círculo de confusão será no sensor da sua câmera.
Aberturas maiores( números F menores) e distância de foco mais próxima produzem profundidade de campo mais rasas.
profundidade-de-campo-1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here